sábado, 30 de maio de 2009

Lew´Lara\TBWA para Instituto Akatu (clique nas imagens para ler os textos).

A filosofia do “Less is More”, celebrizada pelo arquiteto alemão Ludwig Mies van der Rohe no século passado, ganhou praticantes em todas as áreas, da indústria de decoração à propaganda. Neste exato momento, um milhão de criativos deve estar a dizer “menos é mais” com a maior cara de inteligente, em defesa de um layout com extrema economia de elementos, cores e imagens. “Menos é mais” serve pra tudo, virou chavão no jornalismo, na música, nas artes. A questão é que usar em campanhas publicitárias esse tipo de expressão, alterando seu sentido original, funciona bem até hoje. Estes anúncios da Lew´Lara\TBWA para o Instituto Akatu pelo Consumo Consciente são um bom exemplo. Invertem a máxima “Menos é Mais” para “MAIS É MENOS” e arquitetam um raciocínio segundo o qual mais carros resultam em menos ar puro, mais poluição significa menos vida etc. Boas peças. Essa ilustração lembrando massinha num layout com pouquíssimos elementos (uma direção de arte MENOS) deixa a mensagem ainda MAIS forte, destaca com simplicidade e beleza as consequências do consumo exagerado. Coisa de dar culpa em quem troca de celular todo mês ou nunca sai de casa sem carro.

Criativos: Roberto Kilciauskas e Pedro Rosa
Diretores de Criação: Victor Sant'Anna, Felipe Luchi, André Laurentino e Jaques Lewkowicz
Art Buyer: Giuliano Springhetti
Ilustrador: Seagulls Fly

sexta-feira, 29 de maio de 2009

Livraria Espaço Alexandria no 1º LP!

A Livraria Espaço Alexandria vai estar no 1º LP com todos os livros de propaganda do João Anzanello Carrascoza, além de uma série de títulos do Carlos Domingos, Eugênio Mohallem, Francesc Petit e outras feras do mercado publicitário. Quem quiser aproveitar e fazer uma comprinha pra rechear a biblioteca, vai ser uma boa hora! Se você ainda não se inscreveu no evento, acesse www.laboratoriodepropaganda.com.br e garanta a sua vaga!

quinta-feira, 28 de maio de 2009

Adeus, frango do almoço. Alka Seltzer pela AlmapBBDO.

Do sucesso da AlmapBBDO no Wave Festival, realizado com o maior brilhantismo pelo Meio & Mensagem lá no Rio de Janeiro, de 11 a 13 de maio, você já sabe. A empresa do Marcello Serpa levou o prêmio de Agência do Ano, um grand prix, sete ouros, cinco pratas e sete bronzes. É prêmio pra cacete e os veículos todos já falaram sobre eles com a maior propriedade. Agora, aqui no Blog do LP, a gente não pode deixar de ver algumas das peças que saltaram aos olhos dos jurados do festival – entre eles, Cassio Moron, head of art da Loducca, presença confirmada no 1º LP. Estes anúncios de Alka Seltzer, um antiácido indicado contra azia, mal estar e má digestão, que já tinham levado leão em Cannes no ano passado, estão entre os premiados no Wave 2009. São engraçadíssimos! Comunicam de um jeito simples, rápido e eficiente. Sobretudo para quem sabe o quanto é ruim “conversar” com aquele frango do almoço o dia inteiro. Conclusão: a Bayer vai vender muito, mas muito Alka Seltzer nas farmácias do Brasil. A cada dia, agências como a AlmapBBDO elevam o nível e detonam preconceitos bobocas contra o humor quase nonsense na propaganda. Esta campanha é simples, divertida, inteligente e, conseqüentemente, vendedora no sentido mais amplo da expressão. Porque é pra isso que nos contratam. Se não vender, adeus.
Redator: Marcos Almirante
Diretor de arte: Marcelo Rizério
Diretor de criação: Dulcídio Caldeira, Luiz Sanches
Produtor gráfico: José Roberto Bezerra

quarta-feira, 27 de maio de 2009

De Cannes para Sorocaba! Definido o mediador do LP!

Confirmado! Depois de Cannes, onde estará entre os dias 21 e 27 de junho cobrindo o maior festival de propaganda do mundo, a próxima viagem de Alexandre Zaghi Lemos, repórter especial do Meio & Mensagem, será para Sorocaba. Alexandre confirmou sua presença no 1º Laboratório de Propaganda como mediador do debate entre Cassio Moron, head of art da Loducca, João Carrascoza, professor da ECA-USP, Chico Cardoso, diretor de criação da Rapp Collins, e Alberto Rodrigues, diretor de arte da The Key, do Grupo Full Jazz. É o 1º Laboratório de Propaganda em Sorocaba! Já fez a sua inscrição? Se ainda não, acesse www.laboratoriodepropaganda.com.br e garanta a sua vaga!

terça-feira, 26 de maio de 2009

BBDO Bangkok para Tesco Lotus

O trabalho da BBDO Bangkok para a Tesco Lotus, grande rede de hipermercados na Tailândia, fez história pela capacidade absurda da agência de destacar o diferencial do produto e exacerbá-lo de um jeito louco, criativo, original e absolutamente atraente para o consumidor. Dá vontade de comprar na hora. A missão dos criativos nesses anúncios foi ilustrar o conceito “ALWAYS FRESH” da marca, convencendo os leitores de que os alimentos vendidos nos hipermercados Tesco Lotus são realmente sempre frescos e de extrema qualidade. Impressionantes essas fotos e a viagem da mão rompendo a embalagem plástica. Sensacional!

Redator: Kongpope Siriwattanagarn
Diretor de arte: Supparat Thepparat
Diretor de criação: Subun Khow

Mas não é de hoje que a BBDO Bangkok inova para esse cliente. Em 2006, a agência criou estas peças de mídia ambiente. São placas e adesivos fixados nas lojas da rede, perto dos alimentos, ressaltando o fato dos produtos serem tão frescos que praticamente podem ser considerados vivos.

Esses cartazes com efeito holográfico também chamaram a atenção dos consumidores na época. Davam a impressão de que os alimentos se mexiam. Mais uma maneira de exaltar o frescor e a qualidade dos produtos. Por tudo isso, o “ALWAYS FRESH” da rede Tesco Lotus é um exemplo de conceito criativo bem arquitetado, desenvolvido e merecedor dos maiores resultados.
E o trabalho da BBDO Bangkok para a rede é uma aula grátis de propaganda.

segunda-feira, 25 de maio de 2009

Na aula de Havaianas com a AlmapBBDO (clique nas imagens para ler os textos)

Como falamos na semana passada, de quando em vez voltaremos aqui aos anúncios da AlmapBBDO para Havaianas. Estes aqui levaram Bronze em Press no Festival de Cannes de 2008. Impecáveis como sempre. Com alguns dos títulos mais bem construídos, persuasivos e vendedores da propaganda brasileira destes tempos. Atualíssimos. Tremenda aula de propaganda. Para vender a profusão de cores dos modelos Havaianas, a solução da campanha impressa faz uso da boa e velha livre associação de idéias. Os criativos recorrem a todos os elementos semânticos e visuais que estejam de alguma forma ligados ao universo das cores, desde a relação entre “colorir” e “alegrar” até as graduações do arco-íris, passando pelas visões alucinadas e coloridas dos hippies sob o efeito das drogas. Dito assim, parece até fácil fazer. Nada. Todos sabemos que, para chegar a esse estágio de qualidade, certamente os criativos fizeram e refizeram texto e arte inúmeras vezes. O resultado disso é um público-consumidor informado, encantado e convencido da mensagem. Muito bom!

Redator: Tales Bahu
Diretores de arte: Danilo Boer, Marcos Kotlhar
Diretor de criação: Marcello Serpa



"As idéias se posicionam na nossa cabeça em fila indiana.
É preciso tirar as piores da frente para que as melhores apareçam."
Magy Imoberdorf




As palavras da Loducca para o Cerca.


A expressão “idéia matadora”, conhecida há muito tempo nas agências, é perfeita para estes anúncios do CERCA – Centro de Referência da Criança e do Adolescente, criados pela Loducca. O conceito “palavras também machucam” é ilustrado de forma primorosa por uma direção de arte simples e bela, com os insultos grafados nas fotos formando o hematoma e o sangue. A expectativa do cliente de abordar a violência infantil de maneira mais abrangente, partindo da agressão verbal, é atendida perfeitamente nestas peças. Com inteligência, originalidade e, sobretudo, uma beleza e um bom gosto incomuns nesse tipo de anúncio. O resultado dessa campanha de mídia impressa é óbvio. Vai saltar aos olhos do leitor em qualquer veiculo por onde passar, vai fortalecer a causa do anunciante e, se Deus quiser, ajudar a tirar de cena qualquer tipo de violência infantil. Bravo, galera da Loducca! Aliás, o Cassio Moron, head of art da agência, vai estar aqui em Sorocaba no 1º Laboratório de Propaganda pra falar dessa e de outras sacadas talhadas no dia-a-dia de seu trabalho. Dia 25 de julho, sábado, às 10 horas da manhã, no Hotel Chamonix. A ENTRADA É GRATUITA! Acesse www.laboratoriodepropaganda.com.br e garanta a sua inscrição.

Criativos: Rodrigo Senra, Daniel Poletto e Roberta Moraes.
Diretor de criação: Guga Ketzer
Head of Art: Cassio Moron
Fotografia: Mario Daloia
Produção gráfica: Sid Fernandes

domingo, 24 de maio de 2009

Mercury 360 para Romanian Writers Association.

Quantos anos durou a Guerra dos 100 anos?

Qual a cor da caixa preta de um avião?


Que país fabrica os famosos chapéus Panamá?


Em que mês os russos celebram a Revolução de Outubro?
A vida é cheia de pegadinhas. Leia mais.

Essa vem lá da Romênia, de Bucareste. A campanha da agência Mercury 360, romena da gema, para a associação de escritores do país, é um grande exemplo de que clientes menores e marcas de pouco apelo entre o grande público também comportam soluções bacanas, bem executadas em peças bonitas, inteligentes, criativas. Tremenda lição para nós aqui no interior. Para emplacar a mensagem “LEIA MAIS”, os criativos escolheram dizer ao público o quanto pode ser constrangedor não fazê-lo. Afinal, quem não tem informação cai mais facilmente em armadilhas como essas que são propostas nas perguntas expressas nesses anúncios. De um jeito simples e interessante, os anúncios dão um recado certeiro: quem lê sabe que a Guerra dos Cem Anos durou na verdade 116 anos, que a Revolução de Outubro é comemorada no mês de novembro, que os famosos chapéus panamá vêm do Equador e que a caixa preta de um avião não tem necessariamente essa cor – logo, quem lê não faz feio quando se depara com perguntas armadilhescas como essas. Depois dos títulos, o conceito certeiro da campanha: “A VIDA É CHEIA DE PEGADINHAS. LEIA MAIS”. Da direção de arte, então, não há nem o que falar. Bom pra cacete. Layout limpo, direto, utilizando elementos óbvios, fortes e eficientes como o livro e o marcador de página. E a escolha perfeita das fontes, claro. Muito bom!

Redator: Miguel Gonçalves
Diretor de arte: Glazione Rocha
Diretor de criação: Miguel Gonçalves
Fotografia: Max Moure
Ilustração: Tico Moraes e Glazione Rocha

quinta-feira, 21 de maio de 2009

"A maioria absoluta dos melhores anúncios contém o maravilhoso fenômeno da perda da autoria: de tão lógicos e pertinentes que são, parecem ter sido criados pelo próprio produto anunciado. Esses mesmos anúncios provocam ainda no receptor outra deliciosa ilusão: devido à sua objetividade, espontaneidade e leveza, transferem a esse mesmo receptor a sensação de terem surgido em momentos de total descontração e irresponsabilidade. A realidade não é bem assim. Bons anúncios são o resultado da soma de informações rigorosamente armazenadas, codificadas, desestruturadas, decodificadas e processadas por brilhantes intuitivos. Quase sempre, em momentos de angústia e tensão."

Washington Olivetto, no prefácio do livro Razão e Sensibilidade no Texto Publicitário, de João Anzanello Carrascoza. Aliás, Carrascoza é uma das estrelas do 1º Laboratório de Propaganda em Sorocaba, dia 25 de julho de 2009, às 10 horas da manhã, no Hotel Chamonix. Não perca!

Que saudade da Famiglia!


Em apenas três anos de existência abreviada, a Famiglia, finada agência de Átila Francucci, Fernando Nobre e companhia, se tornou uma das empreitadas mais criativas, inteligentes e eficazes da propaganda brasileira. Suas campanhas para clientes como a mortadela Bambina e o queijo Polenguinho são aulas saborosas, uma grande prova de que a propaganda pode ser popular, bonita, interessante e, por tudo isso, vendedora. Sucesso entre a crítica, o público e entre o público metido a crítico.

Pena que a agência acabou de repente, em fevereiro de 2009, deixando apenas a brilhante carta-despedida abaixo e um tremendo acervo de pérolas. Algumas delas a gente relembra aqui.

"A Famiglia está encerrando suas atividades. O cenário econômico e a projeção de receita para 2009 inviabilizam a prestação de serviços como acreditamos que deva ser feita. Agradecemos aos mais de 100 'famigliares' que passaram pela agência, abrilhantando-a, ao apoio dos fornecedores e veículos, bem como à confiança dos clientes que nos delegaram sua comunicação ao longo da jornada: Polenghi, Mackenzie, Hilea, Daiichi-Sankyo, Dumont, Ceratti, Rossi, Obra Social Dom Bosco, Sociedade Esportiva Palmeiras, Banco Prosper, canal TNT, Instituto Nuno Cobra, Editora Moderna, Citibank, Reckitt Benckiser, TAP, Conectis, Grupo Schincariol e Clube de Criação de São Paulo. Os sócios se orgulham dos salários pagos religiosamente em dia, de todos os 'não' dirigidos a negócios obscuros, dos impostos sempre recolhidos (e nunca devidos), da gestão financeira auto-sustentável do primeiro ao último dia e, principalmente, de todo o trabalho realizado a partir de duas matérias-primas vitais: talento e felicidade".





Redator: Samir Mesquita
Diretores de arte: Fabio Brigido e Mirian Tsujita
Diretores de criação: Átila Francucci e Fernando Nobre
Artebuyers: Livia Silveira e Rafael Messias

quarta-feira, 20 de maio de 2009

Havaianas pela AlmapBBDO (clique nas imagens para ler os textos)

Diz a lenda que Havaianas são a menina dos olhos do Marcello Serpa na AlmapBBDO. Contam aqueles que conhecem aqueles que trabalham lá, que o homem se senta ao computador e retoca os anúncios pessoalmente. Pudera. Ô marquinha tesão de trabalhar, hein! Qualquer marketeiro catalogado no Serasa e no SPC é capaz de falar um tempão sobre o case de Havaianas, a valorização da marca, o sucesso na Europa e blábláblá. Agora, muito desse sucesso é mérito inquestionável do trabalho brilhante da Almap. Há tanto tempo, desde a época em que o Eugênio Mohallem quebrava tudo na agência, cada campanha nova de Havaianas é um tapa certeiro na nossa cara, dado por uma fada colorida, louca e instigante, batendo as asas de alegria. São campanhas que a gente vai relembrar aos poucos aqui no Blog do LP, dia sim, dia não. Porque são peças dignas da nossa análise criteriosa. Pela inteligência da direção de arte, pela linguagem visual exuberante, pelas sacadas dos títulos e, sobretudo, pela atualidade criativa e pela absoluta adequação à personalidade do produto. Os anúncios de Havaianas traduzem uma marca moderníssima, antenada, chique e descolada ao mesmo tempo. Contemporânea no último. E de pés firmes em seu tempo (deixem o trocadilho ser feliz!). Taí uma aula magna de conceituação, criatividade e extremo bom gosto. Viva as Havaianas! Viva a propaganda instigante, bonita e inteligente da AlmapBBDO.



Redator: Tales Bahu
Diretor de arte: Danilo Boer
Direção de criação: Marcello Serpa
Produção gráfica: José Roberto Bezerra.